A Radiologia Digital é um exame simples, que tira uma “fotografia” em alta definição computadorizada, de parte do corpo do animal a ser analisada. O resultado da imagem deste raio-X, em melhor qualidade, proporciona aos médicos veterinários maior sensibilidade na detecção de patologias, com diagnósticos mais precoces, e evita a repetição de determinados exames. O uso desta sofisticada técnica acelera o processo de tratamento dos bichinhos e indica o melhor e mais eficaz caminho para a cura de determinada doença e ou fratura.
Além de sua eficácia, a Radiologia Digital serve de complemento a outros métodos de diagnósticos de imagem, caso de Ultrassonografia e Endoscopia.
Outro exame de alta definição muito importante na avaliação do animal é a Ultrassonografia, destinada a análise completa do abdome do pet e de estruturas superficiais. É um método de exame que utiliza a reflexão do som para obter imagens e diagnosticar diversas doenças.
Dentre as indicações para a ultrassonografia estão anorexia, aumento de volume e dor abdominal, emagrecimento progressivo, febre de origem desconhecida, suspeita de tumores, pesquisa de corpo estranho, diagnóstico gestacional, e avaliação fetal. O exame possibilita também as punções aspirativas de órgãos abdominais para coleta de material e posterior análise citológica.
A endoscopia é uma técnica na qual se obtêm imagens diagnósticas de diversos órgãos através de um tubo flexível com óptica (endoscópio), que não machuca os animas. Os pacientes são submetidos a anestesia geral. É um exame indolor que demora em torno de 30 minutos.
A endoscopia é utilizada no trato gastrointestinal (esôfago, estomago), no trato respiratório (rinoscopia, traqueoscopia). Dentre as indicações de endoscopia, estão: vômitos constantes, regurgitação, disfagia, dificuldade e dor a deglutição, dor abdominal, remoção de corpos estranhos e coleta de material par biopsia.